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História




Diretoria Executiva 2º/2013

Presidente:

Vice-Presidente:

Secretária:

Diretora de Projetos:

Diretora de Finanças:
Flávia Pinho Almeida
Diretora de Comunicação e Marketing:

Diretoria Executiva 1º/2013

Presidente:

Vice-Presidente:

Diretora de Projetos:

Diretora de Finanças:

Diretora de Comunicação e Marketing:


 2012


Diretoria Executiva 2012

Presidente:

Vice-Presidente:

Secretário:

Diretora de Projetos:

Diretora de Finanças:

Diretora de Comunicação e Marketing:


2011




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Qual a diferença entre punição negativa e extinção?

Esta dúvida é comum e, felizmente, de simples explicação. Na punição negativa, a eliminação de um estímulo reforçador ocorre contingente à emissão da resposta. Na extinção operante, não há reforçamento programado para uma classe de respostas, modo que quando emitidas, essas respostas não produzem nenhum estímulo consequente. Não há relação de contingência neste caso e Catania (1999) corrobora esta afirmação. Conceba este exemplo banal: alguém assiste TV. Outro morador da casa exige utilizar a mesma TV. Após uma rápida briga, o primeiro ofende o segundo, que apanha o controle remoto e saí correndo. Desprovido do equipamento, o indivíduo poderá continuar assistindo TV, mas estará desprovido de um reforçador: comodidade para passar os canais, que foi eliminada contingente à sua resposta de ofender o outro. Nessa mesma situação, as pilhas do controle poderiam parar de funcionar, de modo que o equipamento ficaria temporariamente inutilizado e a comodidade, suspensa. Mas tal suspensão f...

O que é contingência?

Contingência é uma unidade de análise do comportamento. Ela descreve uma relação funcional em suas partes ambientais (os estímulos) e organísmicas (as respostas). Existem pelo menos duas formas elementares de se representar uma contingência dependendo do tipo de relação comportamental que podemos tratar. O primeiro tipo é a contingência respondente que considera a relação entre dois termos: um estímulo antecedente eliciador (que pode ser incondicionado ou condicionado) e uma resposta eliciada. O paradigma respondente é herdeiro dos trabalhos de Ivan P. Pavlov, fisiólogo russo que construiu sua obra entre o fim do século XIX e o início do século XX, e John B. Watson (1913), psicólogo norte-americano que se apropriou dos fundamentos metodológicos do trabalho de Pavlov para lançar a primeira proposta de psicologia comportamental em seu ensaio Psychology as the behaviorist views it. A continuidade das pesquisas experimentais behavioristas deu base para que B. F. Skinner, 1904-199...

Para o Behaviorismo, a punição é o inverso do reforçamento?

Para o Behaviorismo, considerando que este é uma escola filosófica composta por uma série de pesquisadores com linhas teórico-experimentais distintas, seria impossível esgotar em uma breve explanação todas as possibilidades explicativas para contemplar esta pergunta. Portanto, concentremos nossos esforços nas duas principais propostas que discutem o conceito de punição atualmente: a de B. F. Skinner (1953/2003) e a de Azrin e Holz (1966/1975) (Mayer & Gongorra, 2011). A fim de esclarecer as diferenças entre as operações comportamentais que envolvem reforçamento e punição, Skinner (1953/2003) se propõe a definir alguns conceitos básicos. Um reforçador positivo caracteriza-se como um estímulo o qual, ao ser apresentado de modo contingente a uma resposta, fortalece a mesma. Já um reforçador negativo (estímulo aversivo) seria um estímulo cuja retirada fortalece uma resposta. Ambos são reforçadores, considerando que aumentam a frequência do responder. Para aquele autor, a punição e...