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O Que foi a LAAC?


A Liga Acadêmica de Análise do Comportamento da UFPA foi uma organização informal que teve por objetivo manter viva a rotina acadêmica dos alunos, funcionando como uma ferramenta de qualificação e divulgação da Análise do Comportamento, atraindo os jovens para produção científica e articulando a parceria entre estudantes de níveis variados de formação.

Para isso, a LAAC planejou e realizou um conjunto de atividades como a organização de ciclos de palestras com pesquisadores locais e externos como divulgação e discussão de linhas de pesquisa desenvolvidas pela AC; organização de um mini-congresso anual (Jornada de Análise do Comportamento de Belém) onde os alunos podem assistir e apresentar seus trabalhos e discutir com um público mais amplo; e a expansão dos conhecimentos de AC para outros públicos em feiras e outros eventos de caráter científico e/ou social.

Éramos um grupo de estudantes da graduação em Psicologia e da Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento da UFPA. Nosso trabalho era voluntário. Não dispunhamos de bolsas, de financiamento para o nosso expediente e nem de espaço físico próprio. O que nos unia era o interesse em comum de divulgar, promover e contribuir com a ciência que estudamos: a Análise do Comportamento.

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Qual a diferença entre punição negativa e extinção?

Esta dúvida é comum e, felizmente, de simples explicação. Na punição negativa, a eliminação de um estímulo reforçador ocorre contingente à emissão da resposta. Na extinção operante, não há reforçamento programado para uma classe de respostas, modo que quando emitidas, essas respostas não produzem nenhum estímulo consequente. Não há relação de contingência neste caso e Catania (1999) corrobora esta afirmação. Conceba este exemplo banal: alguém assiste TV. Outro morador da casa exige utilizar a mesma TV. Após uma rápida briga, o primeiro ofende o segundo, que apanha o controle remoto e saí correndo. Desprovido do equipamento, o indivíduo poderá continuar assistindo TV, mas estará desprovido de um reforçador: comodidade para passar os canais, que foi eliminada contingente à sua resposta de ofender o outro. Nessa mesma situação, as pilhas do controle poderiam parar de funcionar, de modo que o equipamento ficaria temporariamente inutilizado e a comodidade, suspensa. Mas tal suspensão f...

O que é contingência?

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Para o Behaviorismo, considerando que este é uma escola filosófica composta por uma série de pesquisadores com linhas teórico-experimentais distintas, seria impossível esgotar em uma breve explanação todas as possibilidades explicativas para contemplar esta pergunta. Portanto, concentremos nossos esforços nas duas principais propostas que discutem o conceito de punição atualmente: a de B. F. Skinner (1953/2003) e a de Azrin e Holz (1966/1975) (Mayer & Gongorra, 2011). A fim de esclarecer as diferenças entre as operações comportamentais que envolvem reforçamento e punição, Skinner (1953/2003) se propõe a definir alguns conceitos básicos. Um reforçador positivo caracteriza-se como um estímulo o qual, ao ser apresentado de modo contingente a uma resposta, fortalece a mesma. Já um reforçador negativo (estímulo aversivo) seria um estímulo cuja retirada fortalece uma resposta. Ambos são reforçadores, considerando que aumentam a frequência do responder. Para aquele autor, a punição e...